AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA NO CURSO DE ODONTOLOGIA: PERSPECTIVA DISCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e4.a2026.id2826

Palavras-chave:

Farmacologia, Ensino aprendizagem, Odontologia

Resumo

Introdução: O ensino de Farmacologia na Odontologia enfrenta desafios que demandam avaliação contínua, sendo a análise da percepção dos alunos ferramenta essencial para melhorar as estratégias pedagógicas na disciplina. Objetivo: Avaliar na perspectiva dos estudantes e da sua autoavaliação o desenvolvimento da disciplina de Farmacologia da FOP/UPE nos semestres 2023.1 e 2023.2. Métodos: Estudo descritivo realizado através de abordagem quali-quantitativa com questionário online aplicado aos estudantes após a última avaliação. Resultados: A pesquisa teve adesão de 88,9% dos alunos, na maioria mulheres, com baixa taxa de faltas e reprovaçõe. A disciplina de Farmacologia foi bem avaliada por 96,8% dos alunos, especialmente pela integração com conteúdos clínicos. Enquanto temas como antimicrobianos, anti-inflamatórios, anestésicos locais e cálculo anestésico foram referidos como mais difíceis, os conteúdos introdutórios mostraram-se mais acessíveis. O uso de metodologias ativas e recursos variados, como mapas conceituais, exercícios, sala de aula invertida, estudos de caso, aulas dialogadas, canais de dúvidas e ferramentas como Kahoot e Quizz foram recursos efetivos utilizados. A sala virtual foi considerada adequada por 98,4% dos participantes e 93,8% reconheceram a coerência entre os conteúdos e as avaliações, embora a procura por apoio docente tenha sido pouco expressiva. Conclusão: Os resultados indicam uma experiência educacional positiva, com destaque para o uso de metodologias ativas, diversas e a articulação entre conteúdos teoricos aplicados à prática clínica. A avaliação contínua da disciplina é essencial para promover melhorias, especialmente no incentivo à interação entre alunos e docentes, visando tornar o aprendizado em Farmacologia na odontologia mais eficaz e significativo.

Biografia do Autor

Gleicy Fátima Medeiros de Souza, Universidade de Pernambuco, Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Campus Santo Amaro, Recife/PE, Brasil.

Professora das Disciplinas de Farmacologia, Propedêutica Clínica e Clínica
Integral I. Coordenadora do Curso de Odontologia da FOP/UPE (2009-2010 e 2015-2017). Coordenadora de Assuntos Estudantis da Pró-reitoria de Graduação da UPE (2017-2018). Membro do Núcleo Docente Estruturante da FOP/UPE (2018-2020). Doutora em Patologia Oral – UFRN. Mestre em Anatomia Patológica – UFPE. Especialista em Periodontia – FOP/UPE. Graduada em Odontologia – UFPE. Graduada em Farmácia – UFPE.

Mariana Roberta Santos Silva, Universidade de Pernambuco (UPE)

Graduada em Odontologia – FOP/UPE.

Camila Lorena dos Santos Lourenço, Universidade de Pernambuco (UPE)

Graduanda em Odontologia – FOP/UPE.

Shamara Pinto Ferreira da Cruz, Universidade de Pernambuco (UPE)

Graduada em Odontologia – FOP/UPE.

Débora Buarque de Andrade, Universidade de Pernambuco (UPE)

Graduanda em Odontologia – FOP/UPE.

Antonio Azoubel Antunes, Universidade de Pernambuco, Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Disciplina de Farmacologia e Propedêutica Clínica. Campus Santo Amaro, Recife/PE, Brasil.

Professor das Disciplinas de Farmacologia, Propedêutica Clínica e Clínica
Integral III. Livre-docente pela FOP/UPE. Pós-Doutor em Perícias Forenses – FOP/UPE. Doutor em Odontologia (Cirurgia Buco-Maxilo-Facial) - FORP/USP. Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-facial – FOP/UPE. Especialista em Implantodontia - FOR. Especialista em Farmacologia Clínica - UES/RJ. Graduado em Odontologia – FOP/UPE.

Downloads

Publicado

2026-01-24

Como Citar

Souza, G. F. M. de, Silva, M. R. S., Lourenço, C. L. dos S., Cruz, S. P. F. da, Andrade, D. B. de, & Antunes, A. A. (2026). AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA NO CURSO DE ODONTOLOGIA: PERSPECTIVA DISCENTE. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(4), 6206–6218. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e4.a2026.id2826

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.