AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO NO ENSINO REMOTO UTILIZANDO BANCO DE IMAGENS RADIOGRÁFICAS DIGITAIS POR ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4550-4561Palavras-chave:
Tecnologia Educacional, Ensino em OdontologiaResumo
O banco de dados digital de imagens radiográficas periapicais foi desenvolvido, implementado e avaliado em associação com o PBL como estratégia de ensino-aprendizagem online na disciplina de Radiologia e Imagem Odontológica. Este estudo de caso quali-quantitativo utilizou uma ferramenta de e-learning em seis etapas: pré-teste e pós-teste; apresentação dialógica; sessão de estudo assíncrona; feedback e avaliação de reação e motivação (Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação - ARCS). A análise por triangulação de métodos revelou que, com significância, o desempenho cognitivo melhorou em 41,6% entre pré e pós-testes. Quanto à escala motivacional, 100% dos alunos concordaram que a atividade foi interessante, e as narrativas expressaram entusiasmo. Houve divergências nas respostas nos domínios atenção e confiança, sinalizando aspectos que poderiam ser melhorados na estratégia de ensino-aprendizagem. A aplicação do e-learning facilitou o entendimento da interpretação radiográfica, tornando o uso dessas ferramentas uma abordagem promissora.