PRONTIDÃO E NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESCOLARES EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE – CE

Autores

  • José de Caldas Simões Neto Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Márcio de Oliveira Pinho Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.16891/399

Resumo

Os níveis de atividade física representam muito sobre o perfil de um indivíduo, em especial no que diz respeito à qualidade de vida. Nas últimas décadas, tem-se observado grandes mudanças em relação à prática de atividade física, sendo mostrado em diversos estudos que este problema ocorre em consequência da globalização e dos avanços tecnológicos. Portanto, a prática de atividade física é um fator importantíssimo na busca de promover uma boa qualidade de vida, devendo ser estimulada o mais cedo possível, pois hábitos adquiridos durante a infância ou adolescência, tendem a serem seguidos também durante a fase adulta. Nessa perspectiva, o objetivo do presente estudo foi avaliar e comparar a prontidão e os níveis de atividade física dos escolares de uma escola de ensino médio profissionalizante do município de Juazeiro do Norte – CE. A amostra foi composta por 218 alunos, sendo 90 do sexo masculino e 128 do sexo feminino, com faixa etária entre 14 e 19 anos. Para a coleta dos dados foram utilizados o Questionário Internacional de Atividade Física, na sua versão curta, e o Physical Activity Readiness Questionnaire, para determinar o nível de atividade física e a prontidão, respectivamente. Os dados foram analisados por distribuição de frequência e comparando os resultados por sexo, série e curso. Em relação a prontidão, tivemos os meninos com 43,33% e as meninas com 61,72% para recomendação médica antes da prática de atividade física, sendo 54,13% da amostra geral. Notou-se também que os níveis de atividade física dos escolares do sexo masculino estão superiores com 26,66% Muito Ativos e 57,77% Ativos, enquanto as meninas apresentaram um percentual de 12,5% e 41,4%, respectivamente. Ainda sobre o nível de atividade física, observou-se que as turmas do 3º ano apresentaram os melhores índices em relação às demais séries, com 29,03% dos escolares classificados como Muito Ativos e 51,61% Ativos, porém foram os escolares com maiores índices para a falta de prontidão para atividade física, com 58,06% da amostra. Comparando-se a amostra total por curso, observou-se que os escolares do curso de Enfermagem apresentaram os melhores níveis de atividade física com 25,35% classificados como Muito Ativos e 45,07% Ativos, assim como também foi o curso com o maior percentual de escolares com restrições médicas para iniciar a prática de atividade física, com 67,60%. Como considerações finais, podemos observar que a amostra estudada apresenta níveis de atividade física satisfatórios, porém o número representativo de alunos com necessidade de recomendações e acompanhamento para essa prática, é um fator que requer grande cuidado, pois apresenta-se com indicativos elevados, devendo-se buscar maiores conhecimentos sobre esse ponto do estudo para tentar evitar problemas à saúde dos sujeitos envolvidos.

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Publicado

2018-12-24

Como Citar

Simões Neto, J. de C., & Pinho, M. de O. (2018). PRONTIDÃO E NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESCOLARES EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE – CE. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 6(16), 68–77. https://doi.org/10.16891/399

Edição

Seção

Saúde

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