MONITORIA ACADÊMICA EAD UMA NOVA FERRAMENTA
DOI:
https://doi.org/10.16891/46Resumo
RESUMO
A educação à distância (EAD), embora não seja uma modalidade nova, vem incorporando paulatinamente as novas tecnologias de informação e comunicação. A Monitoria atua no sentido de facilitar a socialização e interação dos alunos com os agentes que fazem parte do Ambiente Virtual de Aprendizagem, auxilia de forma interativa nos processos de ensino-aprendizagem e colabora na maior humanização do sistema e na adaptação dos alunos ao Ambiente. Essa iniciativa visa contribuir para a qualificação da formação dos alunos de graduação, através da mediação dos monitores nos processos pedagógicos e tecnológicos de EAD. Este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica, nas bases de dados online Google acadêmico, SciELO e PUBMED, publicados no período de 2003 à 2013. O programa de monitoria acadêmica a distância valoriza a participação do aluno em atividades teóricas e práticas desenvolvidas por meio da promoção da resolução de problemas e do esclarecimento de tópicos relacionados aos conteúdos da disciplina e atividades da Graduação envolvendo a modalidade à distância, a possibilidade de se oferecer um espaço onde o aluno pode acessar um apoio aos estudos a partir de seu local de trabalho ou residência, ou ainda poder registrar suas dúvidas para serem discutidas, para a realização da monitoria EAD o monitor deve ser pró-ativo, observador, investigador, receptivo, amigável, organizado, flexível e dinâmico, a base do estudo à distância é normalmente recursos de produção de material multimídia. Nesse sentido, o monitor tem importante papel no desencadeamento de uma atitude proativa e cooperativa entre os indivíduos envolvidos na orientação das atividades, verificando seus desempenhos e acompanhando os alunos nas suas necessidades.
Palavras-chave: gestão de projetos; monitoria virtual; inclusão acadêmica; ensino à distância.