ASSOCIAÇÃO ENTRE INDICADORES SOCIODEMOGRÁFICOS E O ESTADO DE SAÚDE COM O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE ADULTOS E IDOSOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL ACOMPANHADOS PELA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Factors associated with the Body Mass Index of individuals with Hypertension followed by Primary Health Care

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4363-4372

Palavras-chave:

Saúde Pública, Sistema Único de Saúde, Doenças crônicas

Resumo

Dentre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis que acometem milhões de indivíduos em todo o mundo, destaca-se a Hipertensão Arterial (HA), uma doença cujo diagnóstico poderia ser evitado ou atrasado se os fatores de risco modificáveis fossem monitorados e tratados, especialmente a nível dos cuidados primários. O objetivo do estudo foi analisar a associação entre os indicadores sociodemográficos e o estado de saúde com o (IMC) de adultos e idosos com HA acompanhados pela Atenção Primária à Saúde (APS). Estudo transversal realizado com 195 pessoas com HA. Os dados sociodemográficos foram coletados por meio de um questionário semiestruturado. Os índices coletados foram: peso, altura, Circunferência da Cintura (CC), Circunferência da Panturrilha () (calculada apenas para os idosos), níveis pressóricos e o perfil lipídico. O IMC foi posteriormente calculado. Os dados foram analisados de acordo com a categorização do para adultos (baixo peso, eutrófico, sobrepeso e obesidade) e para idosos (baixo peso, eutrófico e sobrepeso). A média de idade de cada categoria de IMC de 79±9,0 anos, 66±12,0, 66±10,0 e 49±8,0 anos, respectivamente. As variáveis positivamente associadas ao IMC foram: idade, diagnóstico de dislipidemia e CC. Embora saibamos que a análise do estado nutricional como um todo é importante, as relações encontradas entre as categorias de IMC e os fatores sociodemográficos e estado de saúde, demonstram que existem medidas fáceis de serem realizadas em nível de APS (como as medidas antropométricas), e devem ser utilizadas para triagem de fatores de risco como estratégia de prevenção primária.

Biografia do Autor

Emily de Souza Ferreira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutoranda em Ciências da Nutrição pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição do Departamento de Nutrição e Saúde (PPGCN) da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Mestre em Ciências da Nutrição pelo PPGCN, 2020. Nutricionista graduada pela UFV, 2017. Pesquisadora do Programa de Inovação em Docência Universitária (PRODUS) e Laboratório de Planejamento e Gestão (LabPlanGest) da UFV. Tutora do Pet-Saúde/Interprofissionalidade e do PET-Saúde Gestão e Assistência. Atua nas áreas de saúde e nutrição de indivíduos e populações, Saúde Coletiva, Políticas de Saúde, inovações tecnológicas para a saúde e Métodos Ativos de ensino, aprendizagem e avaliação.

Emanuele Louise Gomes de Magalhães Jorge, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutoranda em Ciências da Nutrição pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição do Departamento de Nutrição e Saúde (PPGCN) da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Servidora Pública (Nutricionista) da Prefeitura Municipal de Viçosa (2020). Mestre em Ciências da Nutrição pelo PPGCN (2018). Pós-graduada em Nutrição Clínica e Desportiva (2016). Nutricionista graduada pela UFV (2014). Atuei no grupo de pesquisa de Estudos sobre Saúde e Alimentação (ESA - Viçosa) no ano de 2012 a 2018. Atualmente, pesquisadora do Programa de Inovação em Docência Universitária (PRODUS) e Laboratório de Planejamento e Gestão em Saúde (LabPlanGest) da UFV. Atua nas áreas de saúde e nutrição de indivíduos e populações, políticas de saúde, saúde coletiva e métodos ativos de ensino, aprendizagem e avaliação.

Alexsandra de Ávila Durães Jannotti Fontes, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestre em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), possui graduação em Medicina (2020) e Residência em Medicina de Família e Comunidade (2022) pela UFV. Professora do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV e membro do Grupo de Pesquisa Saúde Coletiva e Ensino na Saúde e do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Saúde.

Ana Luiza Paes Mingote, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Estudante graduanda em Nutrição, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), MG. Além de possuir bolsa de iniciação científica do CNPQ trabalhando no Laboratório de Estudos em Planejamento e Gestão em Saúde (LabPlanGest) e Programa de Inovação em Docência Universitária (PRODUS) do departamento de Nutrição e Saúde (DNS), atuando no projeto: "Implementação de um aplicativo móvel e plataforma computacional para o desenvolvimento de ações de saúde para as pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus".

Gabriel da Costa Souza Barros, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Estudante graduando em Medicina, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), MG. Foi bolsista de iniciação científica do CNPQ trabalhando no Laboratório de Estudos em Planejamento e Gestão em Saúde (LabPlanGest) e Programa de Inovação em Docência Universitária (PRODUS) do departamento de Nutrição e Saúde (DNS), atuando no projeto: "Implementação de um aplicativo móvel e plataforma computacional para o desenvolvimento de ações de saúde para as pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus".

Adriana de Cassia Sabino Silva, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Estudante graduanda em Nutrição, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), MG. Atua no Laboratório de Estudos em Planejamento e Gestão em Saúde (LabPlanGest) e Programa de Inovação em Docência Universitária (PRODUS) do departamento de Nutrição e Saúde (DNS), atuando no projeto: "Implementação de um aplicativo móvel e plataforma computacional para o desenvolvimento de ações de saúde para as pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus".

Glauce Dias da Costa, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Possui Graduação em Nutrição (2004) e Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), além de Pós-Doutorado na University of Edinburgh, Escócia, UK (2020). Professora Adjunta do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, na área de Nutrição e Saúde Coletiva. Consultora de pesquisa do Ministério da Saúde em Vigilância de DANT. Coordenadora do grupo de pesquisa VIgSUS com projetos financiados pela Fapemig e CNPq relacionados aos temas de vigilância em saúde e vigilância alimentar e nutricional, vigilância no monitoramento de gestantes infectadas por arboviroses (Dengue e Zika) e seus eventos adversos em conceptos na Zona da Mata mineira e avaliação do estado nutricional e de saúde de crianças cujas mães foram infectadas por Zika vírus durante a gestação em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Rosangela Minardi Mitre Cotta, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Professora Titular (Dr) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Departamento de Nutrição e Saúde (DNS). Doutora em Saúde Coletiva pela Universidad de Valencia, Espanha (2002). Mestre em Extensão Rural pela UFV (1996). Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de MG - FCMMG (1984). Especialista e Tutora em Ativação de processos de mudanças para a formação superior e de profissionais de saúde pelo Ministério da Saúde/FIOCRUZ (2005-2007) e Orientadora de Aprendizagem (2009-2011). Supervisora e Orientadora de Aprendizagem do Curso de Desenvolvimento de Competências Pedagógicas para a Docência pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Ministério da Saúde e OPAS (2012 e 2015). Especialista pelo Programa de Desenvolvimento Docente - FAIMER, Brasil (2010-2011), pela Universidade Federal do Ceará. Professora Colaboradora do Programa de Desenvolvimento Docente-FAIMER, Brasil (2013-2020). Coordenadora do Convênio de Cooperação mútua entre: 1) a UFV e Universidad de Valencia, Espanha (Convênio N 74/2024 - UASG 154051; N Processo: 23114.917742/2023-99 2- Vigência: 05/02/2024 a 05/02/2028). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição/UFV. Foi Membro integrante da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas-CAMEM (2015 a 2017) da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (PORTARIAS N 21, DE 23/04/2015 N 13, de 4/04/2027). Pesquisadora Nível 2 do CNPq de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora. Coordenadora e membro da Câmara do Programa de Capacitação de Recursos Humanos - PCRH da FAPEMIG (2021 a 2024). Membro do Conselho Editorial da Editora UFV-ATO N 036/2022/CCB, DE 09/05/2022 (2022 a 2024). Atua nas áreas de Políticas de Saúde, Pesquisa Qualitativa, Profissionalização e Desenvolvimento Docente, Metodologias ativas, Portfólio Reflexivo, Avaliação Formativa.

Downloads

Publicado

2024-09-15

Como Citar

de Souza Ferreira, E., Gomes de Magalhães Jorge, E. L., de Ávila Durães Jannotti Fontes, A., Paes Mingote, A. L., da Costa Souza Barros, G., de Cassia Sabino Silva, A., Dias da Costa, G., & Minardi Mitre Cotta, R. (2024). ASSOCIAÇÃO ENTRE INDICADORES SOCIODEMOGRÁFICOS E O ESTADO DE SAÚDE COM O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE ADULTOS E IDOSOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL ACOMPANHADOS PELA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE : Factors associated with the Body Mass Index of individuals with Hypertension followed by Primary Health Care. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(3), 4363–4372. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4363-4372

Edição

Seção

Artigos