The SOCIODEMOGRAPHIC AND ANTHROPOMETRIC RISK FACTORS ASSOCIATED WITH THE BODY MASS INDEX OF ADULTS AND ELDERLY WITH HYPERTENSION MONITORED BY PRIMARY HEALTH CARE

Factors associated with the Body Mass Index of individuals with Hypertension followed by Primary Health Care

Authors

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4363-4372

Keywords:

Public Health, Health Unic System, Chronic Disease

Abstract

To analyze the association between anthropometric and sociodemographic indices with the Body Mass Index (BMI) of adults and elderly people with Arterial Hypertension (AH) followed by Primary Health Care (PHC). Cross-sectional study carried out with 195 people with AH. Sociodemographic data were collected using a semi-structured questionnaire. The indices collected were: weight, height, BMI, Waist Circumference (WC) and Calf Circumference (CP), blood pressure levels and lipid profile. Data were analyzed according to BMI categorization (underweight, normal weight, overweight and obesity). The average age for each category was 79±9.0 years, 66±12.0, 66±10.0 and 49±8.0 years, respectively. The variables positively associated with BMI were: age, diagnosis of dyslipidemia and WC. In the context of PHC, appropriate recommendations are essential to improve quality of life and delay the onset of complications of the disease.

Author Biographies

Emily de Souza Ferreira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutoranda em Ciências da Nutrição pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição do Departamento de Nutrição e Saúde (PPGCN) da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Mestre em Ciências da Nutrição pelo PPGCN, 2020. Nutricionista graduada pela UFV, 2017. Pesquisadora do Programa de Inovação em Docência Universitária (PRODUS) e Laboratório de Planejamento e Gestão (LabPlanGest) da UFV. Tutora do Pet-Saúde/Interprofissionalidade e do PET-Saúde Gestão e Assistência. Atua nas áreas de saúde e nutrição de indivíduos e populações, Saúde Coletiva, Políticas de Saúde, inovações tecnológicas para a saúde e Métodos Ativos de ensino, aprendizagem e avaliação.

Emanuele Louise Gomes de Magalhães Jorge, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutoranda em Ciências da Nutrição pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição do Departamento de Nutrição e Saúde (PPGCN) da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Servidora Pública (Nutricionista) da Prefeitura Municipal de Viçosa (2020). Mestre em Ciências da Nutrição pelo PPGCN (2018). Pós-graduada em Nutrição Clínica e Desportiva (2016). Nutricionista graduada pela UFV (2014). Atuei no grupo de pesquisa de Estudos sobre Saúde e Alimentação (ESA - Viçosa) no ano de 2012 a 2018. Atualmente, pesquisadora do Programa de Inovação em Docência Universitária (PRODUS) e Laboratório de Planejamento e Gestão em Saúde (LabPlanGest) da UFV. Atua nas áreas de saúde e nutrição de indivíduos e populações, políticas de saúde, saúde coletiva e métodos ativos de ensino, aprendizagem e avaliação.

Alexsandra de Ávila Durães Jannotti Fontes, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestre em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), possui graduação em Medicina (2020) e Residência em Medicina de Família e Comunidade (2022) pela UFV. Professora do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV e membro do Grupo de Pesquisa Saúde Coletiva e Ensino na Saúde e do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Saúde.

Ana Luiza Paes Mingote, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Estudante graduanda em Nutrição, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), MG. Além de possuir bolsa de iniciação científica do CNPQ trabalhando no Laboratório de Estudos em Planejamento e Gestão em Saúde (LabPlanGest) e Programa de Inovação em Docência Universitária (PRODUS) do departamento de Nutrição e Saúde (DNS), atuando no projeto: "Implementação de um aplicativo móvel e plataforma computacional para o desenvolvimento de ações de saúde para as pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus".

Gabriel da Costa Souza Barros, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Estudante graduando em Medicina, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), MG. Foi bolsista de iniciação científica do CNPQ trabalhando no Laboratório de Estudos em Planejamento e Gestão em Saúde (LabPlanGest) e Programa de Inovação em Docência Universitária (PRODUS) do departamento de Nutrição e Saúde (DNS), atuando no projeto: "Implementação de um aplicativo móvel e plataforma computacional para o desenvolvimento de ações de saúde para as pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus".

Adriana de Cassia Sabino Silva, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Estudante graduanda em Nutrição, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), MG. Atua no Laboratório de Estudos em Planejamento e Gestão em Saúde (LabPlanGest) e Programa de Inovação em Docência Universitária (PRODUS) do departamento de Nutrição e Saúde (DNS), atuando no projeto: "Implementação de um aplicativo móvel e plataforma computacional para o desenvolvimento de ações de saúde para as pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus".

Glauce Dias da Costa, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Possui Graduação em Nutrição (2004) e Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), além de Pós-Doutorado na University of Edinburgh, Escócia, UK (2020). Professora Adjunta do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, na área de Nutrição e Saúde Coletiva. Consultora de pesquisa do Ministério da Saúde em Vigilância de DANT. Coordenadora do grupo de pesquisa VIgSUS com projetos financiados pela Fapemig e CNPq relacionados aos temas de vigilância em saúde e vigilância alimentar e nutricional, vigilância no monitoramento de gestantes infectadas por arboviroses (Dengue e Zika) e seus eventos adversos em conceptos na Zona da Mata mineira e avaliação do estado nutricional e de saúde de crianças cujas mães foram infectadas por Zika vírus durante a gestação em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Rosangela Minardi Mitre Cotta, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Professora Titular (Dr) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Departamento de Nutrição e Saúde (DNS). Doutora em Saúde Coletiva pela Universidad de Valencia, Espanha (2002). Mestre em Extensão Rural pela UFV (1996). Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de MG - FCMMG (1984). Especialista e Tutora em Ativação de processos de mudanças para a formação superior e de profissionais de saúde pelo Ministério da Saúde/FIOCRUZ (2005-2007) e Orientadora de Aprendizagem (2009-2011). Supervisora e Orientadora de Aprendizagem do Curso de Desenvolvimento de Competências Pedagógicas para a Docência pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Ministério da Saúde e OPAS (2012 e 2015). Especialista pelo Programa de Desenvolvimento Docente - FAIMER, Brasil (2010-2011), pela Universidade Federal do Ceará. Professora Colaboradora do Programa de Desenvolvimento Docente-FAIMER, Brasil (2013-2020). Coordenadora do Convênio de Cooperação mútua entre: 1) a UFV e Universidad de Valencia, Espanha (Convênio N 74/2024 - UASG 154051; N Processo: 23114.917742/2023-99 2- Vigência: 05/02/2024 a 05/02/2028). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição/UFV. Foi Membro integrante da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas-CAMEM (2015 a 2017) da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (PORTARIAS N 21, DE 23/04/2015 N 13, de 4/04/2027). Pesquisadora Nível 2 do CNPq de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora. Coordenadora e membro da Câmara do Programa de Capacitação de Recursos Humanos - PCRH da FAPEMIG (2021 a 2024). Membro do Conselho Editorial da Editora UFV-ATO N 036/2022/CCB, DE 09/05/2022 (2022 a 2024). Atua nas áreas de Políticas de Saúde, Pesquisa Qualitativa, Profissionalização e Desenvolvimento Docente, Metodologias ativas, Portfólio Reflexivo, Avaliação Formativa.

Published

2024-09-15

How to Cite

de Souza Ferreira, E., Gomes de Magalhães Jorge, E. L., de Ávila Durães Jannotti Fontes, A., Paes Mingote, A. L., da Costa Souza Barros, G., de Cassia Sabino Silva, A., Dias da Costa, G., & Minardi Mitre Cotta, R. (2024). The SOCIODEMOGRAPHIC AND ANTHROPOMETRIC RISK FACTORS ASSOCIATED WITH THE BODY MASS INDEX OF ADULTS AND ELDERLY WITH HYPERTENSION MONITORED BY PRIMARY HEALTH CARE: Factors associated with the Body Mass Index of individuals with Hypertension followed by Primary Health Care. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(3), 4363–4372. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4363-4372

Issue

Section

Artigos