TRABALHO EMOCIONAL E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM LIDERANÇAS ORGANIZACIONAIS: UMA ANÁLISE DE GÊNERO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2370

Palavras-chave:

inteligência emocional, trabalho emocional, liderança, gênero

Resumo

A Inteligência Emocional desempenha um importante papel no processo de Trabalho Emocional que, por sua vez, é impactado pelo gênero do trabalhador. Assim, o estudo teve como objetivo verificar se existe diferença entre homens e mulheres nas dimensões da Inteligência emocional (Empatia, Sociabilidade, Automotivação, Autocontrole, Autoconsciência) e do Trabalho emocional (Demanda, Dissonância) em 245 lideranças organizacionais, 140 homens e 105 mulheres. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados um questionário de dados sociodemográficos e laborais, duas subescalas do Trabalho Emocional e a Medida de Inteligência Emocional. Os resultados, avaliados por meio da prova t de student, identificaram que mulheres apresentam maiores médias nas dimensões do Trabalho Emocional, Demanda Emocional e Dissonância Emocional e na dimensão da Inteligência Emocional, Empatia e em homens maiores médias na dimensão da Inteligência Emocional e de Autocontrole. Os resultados sugerem a necessidade de intervenções diferenciadas para o manejo das emoções no trabalho e para o desenvolvimento da Inteligência Emocional.

Biografia do Autor

Mary Sandra Carlotto, Universidade de Brasília

Psicóloga, mestre em Saúde Coletiva, doutora em Psicologia Social, docente da Universidade de Brasília no PPG em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO). 

Michelle Taube, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Clínica (UNISINOS), docente do curso de Psicologia da UNIVATES. 

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Carlotto, M. S., & Taube, M. (2025). TRABALHO EMOCIONAL E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM LIDERANÇAS ORGANIZACIONAIS: UMA ANÁLISE DE GÊNERO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(1), 5317–5328. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2370

Edição

Seção

Artigos