TRABALHO EMOCIONAL E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM LIDERANÇAS ORGANIZACIONAIS: UMA ANÁLISE DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2370Palavras-chave:
inteligência emocional, trabalho emocional, liderança, gêneroResumo
A Inteligência Emocional desempenha um importante papel no processo de Trabalho Emocional que, por sua vez, é impactado pelo gênero do trabalhador. Assim, o estudo teve como objetivo verificar se existe diferença entre homens e mulheres nas dimensões da Inteligência emocional (Empatia, Sociabilidade, Automotivação, Autocontrole, Autoconsciência) e do Trabalho emocional (Demanda, Dissonância) em 245 lideranças organizacionais, 140 homens e 105 mulheres. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados um questionário de dados sociodemográficos e laborais, duas subescalas do Trabalho Emocional e a Medida de Inteligência Emocional. Os resultados, avaliados por meio da prova t de student, identificaram que mulheres apresentam maiores médias nas dimensões do Trabalho Emocional, Demanda Emocional e Dissonância Emocional e na dimensão da Inteligência Emocional, Empatia e em homens maiores médias na dimensão da Inteligência Emocional e de Autocontrole. Os resultados sugerem a necessidade de intervenções diferenciadas para o manejo das emoções no trabalho e para o desenvolvimento da Inteligência Emocional.