SATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL E PARTICIPAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e4.a2026.id2496

Palavras-chave:

Identidade corporal, Adolescentes, Escola

Resumo

A satisfação com a imagem corporal é um processo complexo e dinâmico, caracterizado pela percepção que temos sobre nossa própria imagem, moldada pela interação entre pessoas que possuem valores e crenças distintas e influenciada pela mídia. A adolescência é um período marcado por mudanças mentais, físicas, hormonais, funcionais, afetivas e sociais que podem impactar na prática de atividade física. Diante disso, o objetivo deste estudo foi investigar a relação entre satisfação com a imagem corporal e a participação nas aulas de Educação Física de acordo com o contexto brasileiro. Esta revisão narrativa analisou estudos publicados até setembro de 2023 que avaliaram a satisfação com a imagem corporal e a sua relação com a prática de Educação Física de acordo com o contexto brasileiro. Os resultados evidenciaram que influência sociocultural, bullying, estado nutricional, diferenças étnico-raciais e diversidade sexual foram os principais aspectos que explicaram a relação investigada, interagindo de forma complexa e desempenhando um papel significativo na percepção corporal e no envolvimento dos estudantes nas aulas. Além disso, foi possível perceber que estudantes que se sentem inseguros, não aceitos ou discriminados devido a aspectos físicos, sexuais ou étnico-raciais podem enfrentar barreiras significativas para se envolver ativamente nas aulas. Nessa conjuntura, a articulação entre família, professor(a) de Educação Física, equipe pedagógica e políticas públicas se torna crucial, visando estabelecer um ambiente escolar seguro e acolhedor que valoriza a diversidade e promove a inclusão, possibilitando que todos os estudantes se sintam reconhecidos, aceitos e encorajados a participar plenamente das aulas.

Biografia do Autor

Natan Rezende Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos

Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019) e especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2024). Graduando em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos/MG.

Bruno de Freitas Camilo, Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Passos – Bloco 5 (CIRE). Rua Colorado, 700 - Parque Residencial Eldorado, Passos - MG, 37902-092.

Professor do curso de Educação Física vinculado ao Departamento de Corpo e Movimento Humano da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos. É líder do Grupo de Pesquisa em Atividade Física, Saúde e Envelhecimento (GPASE/UEMG). Possui doutorado em Atenção à Saúde e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); especialização em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar pelo Centro Universitário Tupy (CUT); e bacharelado e licenciatura em Educação Física pela Universidade de Itaúna (UIT).

Marília Del Ponte de Assis, Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Passos – Bloco 5 (CIRE). Rua Colorado, 700 - Parque Residencial Eldorado, Passos - MG, 37902-092.

Professora efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), vinculada ao Departamento de Corpo e Movimento Humano (DCMH) da Unidade Passos. É líder do Laboratório de Pesquisas Pedagógicas e Socioculturais em Educação Física (LAPES/UEMG/CNPq). Possui licenciatura plena em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina; e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.

Rebeca Signorelli Miguel, Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Passos – Bloco 5 (CIRE). Rua Colorado, 700 - Parque Residencial Eldorado, Passos - MG, 37902-092.

Professora efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), vinculada ao Departamento de Corpo e Movimento Humano (DCMH) da Unidade Passos, onde atualmente exerce a função de coordenadora do curso de Educação Física. Doutora em Educação (2022) e Mestra em Educação Física (2015) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), possui graduação em Educação Física (licenciatura e bacharelado) também pela UNICAMP. Atuou por 10 anos como professora de Educação Física na Educação Básica Pública. Suas áreas de atuação e pesquisa incluem escola, educação física escolar, esporte, políticas educacionais, políticas públicas de esporte e lazer e megaeventos esportivos.

Downloads

Publicado

2026-01-24

Como Citar

Silva, N. R., Camilo, B. de F., Assis, M. D. P. de, & Miguel, R. S. (2026). SATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL E PARTICIPAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO BRASILEIRO. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(4), 6184–6195. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e4.a2026.id2496

Edição

Seção

Artigos