A CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA ACADÊMICA PARA O INCENTIVO A DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.16891/334Abstract
A monitoria acadêmica é uma das estratégias para iniciar a formação de docentes durante a graduação, bem como ferramenta para melhoria no ensino-aprendizagem dos conteúdos. Schneider (2006); Haagi, (2008) e Nascimento e Barletta (2011) iram nos auxiliam no entendimento do sobre a monitoria acadêmica e a atual situação do ensino superior no Brasil. Nessas perspectivas o foco principal do estudo é avaliar a monitoria acadêmica como inventivo a carreira docente, bem como perceber as principais atividades desenvolvidas pelos alunos/monitores e seu desempenho nas atribuições quanto acadêmico e futuros profissionais. Para a realização deste trabalho, buscou-se o método descritivo, com corte transversal e enfoque quali-quantitativo. A população do estudo foi composta por alunos/monitores de uma instituição privada de ensino superior na cidade de Juazeiro do Norte-Ce e a sua amostra foi composta por cem (100) alunos/monitores em exercício. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário online Survio, uma ferramenta para pesquisas online de satisfac?a?o e avaliac?a?o de desempenho, por distribuição de frequência e descrição direta dos dados. Após analise dos dados pode-se verificar que antes de iniciar a monitoria que (25%) dos estudantes não pensavam em seguir a carreira docente e (75%) já tinham esse objetivo profissional, após inicio das atividades como monitor, o valor para resposta positiva aumenta para (86%) e (14%) não pretende seguir essa carreira profissional. Podemos concluir que a maioria dos alunos/monitores, deseja seguir a carreira docente e que a atividade de monitoria veio auxiliar nesse desejo.
Palavras-Chave: Monitoria. Docência. Ensino. Aprendizagem.
References
DOS SANTOS, D. F., BOSCAINO, E. G.; PAVÃO, A. C. Avaliação da contribuição da monitoria para o desempenho do aluno de engenharia: um estudo de caso na escola de engenharia Mauá. Anais do XXXIV COBENGE. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, Setembro de 2006. Disponível em: http://www.abeng e.org.br/CobengeAnteriores/2006/artigos/1_277_749.pdf
FRISON, L. M. B.; DE MORAES, M. A. C. As práticas de monitoria como possibilitadoras dos processos de autorregulação das aprendizagens discentes. Revista Poíesis Pedagógica, v. 8, n. 2, p. 144-158, 2011.
HAAGI, G. S. et al. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 2, p. 215-220, 2008.
NASCIMENTO, F. B.; BARLETTA, J. B. O olhar do docente sobre a monitoria como instrumento de preparação para a função de professor. Revista CEREUS, n. 5, 2011.
NATÁRIO, E. G.; SANTOS, A. A. A. Programa de monitores para o ensino superior. Revista Estudos de Psicologia, Campinas: PUC-Campinas, v. 27, n. 3, p. 355-364, 2010.
QUEIROZ, C. R. A. A.; SILVA, R. M. Monitoria orientada: uma possibilidade para melhoria do desempenho acadêmico na disciplina química. Revista Ed. Popular, v.8, p.125-137, Uberlândia, 2009.
SCHNEIDER, M. S. P. S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, 5ª Edição. V. Mensal, p.65, 2006.
SOUZA, P. R. A. de. A importância da monitoria na formação de futuros professores universitários. Revista Âmbito Jurídico, Rio Grande, XII, n. 61, fev 2009. Disponível em: http://www.ambito?juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura &artig o_id=5990
VILLA, E. A., CADETE M.M.M. Capacitação Pedagógica: uma construção significativa para o aluno de graduação. Revista Latinoam Enfermagem, 2001.