AVALIAÇÃO DO ACOLHIMENTO EM PATOLOGIA CLÍNICA DE UMA UNIDADE PÚBLICA DO INTERIOR DA BAHIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Samuel José Amaral de Jesus Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Eliane Oliveira da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Keyte Evans Carneiro de Almeida
  • Camilla da Cruz Martins Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.16891/939

Resumo

A fragmentação da assistência e gestão em saúde tem gerado inúmeras falhas, em especial no que diz respeito ao atendimento, o que vem sendo refletido na Patologia Clínica, área que coincide com a atuação do Biomédico. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade do acolhimento prestado por uma unidade laboratorial pública, existente no município de Feira de Santana, Bahia, sob a visão dos funcionários da instituição. A metodologia baseou-se em um estudo transversal e exploratório, que foi realizado no Hospital Inácia Pinto dos Santos, com 30 profissionais e o gestor da unidade. O questionário semiestruturado foi utilizado como instrumento para a coleta de dados, estes organizados no programa Microsoft Office Excel 2010 e analisados com o auxílio do pacote estatístico SPSS, versão 20.0, obedecendo aos aspectos éticos e legais da Resolução CNS nº. 466/12. Este trabalho culminou nas ações de Educação em Saúde, em que foram propostas alternativas para agregar melhorias na Medicina Laboratorial do local e satisfazer aos sujeitos envolvidos. Os resultados permitiram concluir que a unidade necessita de constante aprimoramento de suas atividades, no que concerne ao acolhimento ofertado aos usuários, sendo propostos o treinamento continuado e uso da tecnologia digital. Sugere-se que a avaliação seja constante, a fim de observar os avanços alcançados nos próximos anos e em outros laboratórios clínicos.

DOI: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v9.e2.a2021.pp1123-1132a

Biografia do Autor

Samuel José Amaral de Jesus, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre em Ciências Ambientais, pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Bacharel em Biomedicina pela Faculdade Nobre de Feira de Santana. Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Fundação Visconde de Cairu. Especialista em Saúde Pública pela Universidade Candido Mendes. Aperfeiçoado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela Universidade Candido Mendes. 

Eliane Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda em Ciências Ambientias, pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, pelo, da Universidade Estadual de Feira de Santana. Bacharel em Biomedicina, pela Faculdade Nobre de Feira de Santana. Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.

Keyte Evans Carneiro de Almeida

Especialista em Biomedicina Estética, pelo Núcleo de Especializações em Estética Ana Carolina Puga. Bacharel em Biomedicina, pela Faculdade Nobre de Feira de Santana.

Camilla da Cruz Martins, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora e Mestra em Saúde Coletiva, pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Bacharel em Biologia Sanitária, e Licenciada em Ciências Biológicas, pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2021-07-18

Como Citar

de Jesus, S. J. A., da Silva, E. O., Carneiro de Almeida, K. E., & Martins, C. da C. (2021). AVALIAÇÃO DO ACOLHIMENTO EM PATOLOGIA CLÍNICA DE UMA UNIDADE PÚBLICA DO INTERIOR DA BAHIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 9(2), 1123–1132. https://doi.org/10.16891/939

Edição

Seção

Artigos