PÓS-GRADUAÇÃO E SEU PAPEL NO ESTÍMULO A CIÊNCIA: AÇÃO PARA ALCANÇAR A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2295

Palavras-chave:

Extensão universitária, Saúde única, Cidadania

Resumo

A extensão universitária no Brasil, estipulada pela Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da educação no país. Uma de suas metas é promover a integração entre a educação básica e a superior, e diminuir as distâncias existentes entre elas. No Programa de Pós-Graduação em Saúde, Bem-Estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul (PPG-SBPAS) da Universidade Federal da Fronteira Sul, são realizadas anualmente ações de extensão que levam alunos de pós-graduação Stricto sensu às escolas públicas da região. Os pós-graduados têm como tarefa desenvolver métodos alternativos e ativos para levar até as crianças o fomento à ciência e ao conhecimento. O objetivo da disciplina é realizar a transferência indireta de informações da criança a seus responsáveis, processo já relatado pela literatura. Nas diferentes atividades realizadas foram abordados temas como bem-estar animal, doenças zoonóticas, doenças transmitidas por alimentos e cuidados com a vacinação e nutrição de animais de companhia, com incentivo à linguagem bilíngue, justificada pela localização fronteiriça da Universidade. Este trabalho descreve ações da socialização da pós-graduação com a educação básica, em dezoito atividades realizadas em doze municípios da mesorregião fronteira do Mercosul. Essas ações são importantes tanto para o desenvolvimento dos estudantes quanto para o público-alvo, as crianças das escolas públicas brasileiras. Similaridades com trabalhos relatados na literatura destacam ainda mais a relevância dessas iniciativas, e os benefícios disso para o desenvolvimento do cidadão e da sociedade.

Biografia do Autor

Isaac de Jesus de Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Saúde, Bem estar e Produção Animal Sustentável (PPG-SBPAS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Rafael Luan Perin, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestrando(a) do Programa de Pós-graduação em Saúde, Bem estar e Produção Animal Sustentável (PPG-SBPAS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Fernando Luiz Cemenci Gnoatto, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestrando(a) do Programa de Pós-graduação em Saúde, Bem estar e Produção Animal Sustentável (PPG-SBPAS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Vitor Eduardo Mamgue, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestrando(a) do Programa de Pós-graduação em Saúde, Bem estar e Produção Animal Sustentável (PPG-SBPAS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Ana Leticia Rodrigues Marques, Universidade Federal da Fronteira Sul

 Mestrando(a) do Programa de Pós-graduação em Saúde, Bem estar e Produção Animal Sustentável (PPG-SBPAS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Marina Marangoni, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestrando(a) do Programa de Pós-graduação em Saúde, Bem estar e Produção Animal Sustentável (PPG-SBPAS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Maiara Garcia Blagitz Azevedo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Docente do magistério superior no Programa de Pós-graduação em Saúde, Bem estar e Produção Animal Sustentável (PPG-SBPAS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Tatiana Champion, Universidade Federal da Fronteira Sul

Docente do magistério superior no Programa de Pós-graduação em Saúde, Bem estar e Produção Animal Sustentável (PPG-SBPAS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

de Oliveira, I. de J., Perin, R. L., Gnoatto, F. L. C., Mamgue, V. E., Marques, A. L. R., Marangoni, M., Azevedo, M. G. B., & Champion, T. (2025). PÓS-GRADUAÇÃO E SEU PAPEL NO ESTÍMULO A CIÊNCIA: AÇÃO PARA ALCANÇAR A EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(1), 5245–5252. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e5.a2025.id2295

Edição

Seção

Artigos