FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCENCIA (PIBID)
DOI:
https://doi.org/10.16891/9Palavras-chave:
Formação, Licenciatura, Ciências Biológicas, PIBIDResumo
O presente artigo tem por objetivo, investigar a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID para a formação dos alunos curso de Ciências Biológicas, modalidade licenciatura, da Universidade Regional do Cariri –URCA, inserido no respectivo programa. A idéia de produzir este artigo que retrata as experiências, os desafios entre outros aspectos do desenvolvimento deste programa no âmbito da URCA nasce do desejo de registrar e socializar os muitos caminhos que se tem percorrido no processo de formação de professores nesta universidade. Estes muitos caminhos trazem à tona discussões acerca da formação docente, em uma universidade até então conhecida pela tradição histórica na arte de formar professores. Esse artigo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa descritiva de campo. O instrumento utilizado para a coleta de dados constitui-se na aplicação de um questionário estruturado. Ao analisar as respostas pode-se perceber que o programa tem apresentadoimpacto na educação e formação dos futuros docentes. Apesar de suas limitações, verificou-se que o programa tem propiciado interlocuções significativas entre as teorias acadêmicas e as práticas realizadas nas escolas, seja para os alunos bolsistas, seja para os alunos da educação básica participantes do programa.Downloads
Publicado
2013-04-08
Como Citar
Torres, C. M. G., Da Silva, M. M. F., Fernandes, A. M., & Laurindo, J. I. O. (2013). FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCENCIA (PIBID). Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 1(1). https://doi.org/10.16891/9
Edição
Seção
Humanas