FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCENCIA (PIBID)

Autores

  • Cícero Magérbio Gomes Torres Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Maria Marivania Feitosa Da Silva
  • Andréia Matias Fernandes
  • Jeferson Izaías Oliveira Laurindo

DOI:

https://doi.org/10.16891/9

Palavras-chave:

Formação, Licenciatura, Ciências Biológicas, PIBID

Resumo

O presente artigo tem por objetivo,  investigar  a contribuição do  Programa Institucional de  Bolsas de Iniciação a Docência  –  PIBID  para  a formação  dos  alunos curso de Ciências Biológicas, modalidade licenciatura, da Universidade Regional do Cariri  –URCA, inserido no  respectivo programa.  A idéia de produzir  este artigo que retrata as experiências,  os desafios entre outros aspectos do desenvolvimento deste programa no âmbito da URCA nasce  do desejo de registrar e socializar os muitos caminhos que  se tem percorrido no processo de formação de professores nesta universidade. Estes muitos caminhos trazem  à tona discussões acerca da formação docente, em uma universidade até então conhecida pela tradição histórica na arte de formar professores.  Esse artigo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa descritiva de campo. O instrumento utilizado  para a coleta de dados constitui-se  na aplicação de um questionário estruturado.  Ao analisar  as respostas pode-se perceber  que o programa tem  apresentadoimpacto na educação e formação dos futuros docentes. Apesar de suas  limitações, verificou-se  que o programa tem propiciado interlocuções significativas entre as teorias acadêmicas e as práticas realizadas nas escolas, seja para  os alunos bolsistas, seja para os alunos da educação básica participantes do programa.

Downloads

Publicado

2013-04-08

Como Citar

Torres, C. M. G., Da Silva, M. M. F., Fernandes, A. M., & Laurindo, J. I. O. (2013). FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCENCIA (PIBID). Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 1(1). https://doi.org/10.16891/9

Edição

Seção

Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)