A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INCLUSIVA E SEUS DESAFIOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4057-4065

Keywords:

Professional Education, Inclusion, PWD

Abstract

The article under discussion aims to bring some reflections on Inclusive Education in the scenario of Professional Education in Brazil and its global influences. We present a brief discussion about current legislation on Inclusive Education, as well as verifying the experience of Inclusive Education in Professional Education and in the world of work. The theoretical background is based on Brazilian legislation over the years and on the works of several researchers who debate the issue of inclusive education and the importance of work in the theoretical and practical field in society. It is clear that many legal instruments have been adapted and updated over time in relation to Inclusive Education. However, there is still much to be achieved, despite advances in terms of legislation, the rights that encompass teacher-student in the promotion of inclusive education have not been fully realized. It can be seen that, in practice, the implementation of legislation leaves a lot to be desired and that there is still much to be achieved when it comes to inclusive education. There is a pressing need to train teachers who deal daily with students with disabilities at school. Legislation must also be designed and constructed in order to guarantee the quality of the teaching and learning process on the part of both teachers and students.

Author Biographies

Andréa de Lucena Lira, IFPB

Doutora em Engenharia de Processos, é Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, possui
graduação em Licenciatura em química, possui Graduação em Engenharia de alimentos.
Atualmente é professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da
Paraíba-Campus João Pessoa. Tem experiência na área de Ensino, com ênfase em educação
inclusiva e na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em desenvolvimento de
produtos. Faz parte do corpo docente permanente do Mestrado em Educação Profissional e
Tecnológica - ProfEPT do IFPB. Pesquisadora PIBIC/IFPB. Membro da Academia Brasileira de
Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI), ocupando a cadeira de no 31. É avaliadora de
cursos da Educação Superior, designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC) - compondo assim, o
Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis).

Rubia Quaresma de Freitas, IFPB - Campus Monteiro

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, Bacharela em Administração Pública pela
UEPB, Especialista em Gestão de Pessoas pela FIS, Técnica em Contabilidade pela
Escola Profissionalizante "União e Trabalho". Servidora pública do IFPB - Campus
Monteiro - cargo de Administrador. Áreas de atuação e interesse: Administração
Estratégica, Gestão por Competências, Inclusão, Gestão de Pessoas, Gestão de
Processos, Secretariado Executivo.

Clecia de Oliveira Cavalcanti Patricio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, Campus João Pessoa.

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (2010), com
especialização em Saúde Pública pela Universidade Norte do Paraná (2017). Mestranda
em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia da Paraíba - IFPB, Campus João Pessoa. Atua como assistente
administrativo no Departamento de Odontologia do Centro de Ciências Biológicas e da
Saúde da Universidade Estadual da Paraíba. Área de pesquisa está direcionada a
questões que envolvem acessibilidade, educação inclusiva e Educação
Profissional e Tecnológica.

Simone de Andrade Lima Santana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

É graduada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco com especialização em
Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa. É também especialista em Educação
Especial e mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Atua como docente efetiva de Língua Inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
– IFPE onde também trabalhou como coordenadora de Políticas Inclusivas no campus
Garanhuns e na chefia da Divisão de Políticas Inclusivas e Apoio às Pessoas com
Deficiência do mesmo campus. Sua área de pesquisa está voltada para a relação entre
linguagem, Língua Inglesa, Educação Especial, formação docente inclusiva.

Published

2024-07-27

How to Cite

de Lucena Lira, A., de Freitas, R. Q., Patricio, C. de O. C., & Santana, S. de A. L. (2024). A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INCLUSIVA E SEUS DESAFIOS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(2), 4057–4065. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4057-4065