DESENVOLVIMENTO DE CHECKLIST PARA PROCESSOS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2474

Palavras-chave:

Produto educacional., Educação matemática., Formação continuada

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma produção acadêmica que se configurou como um Checklist, produto derivado da tese “Formação continuada para professores alfabetizadores: um estudo de caso sobre as contribuições do PNAIC no município de Ponta Grossa”, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Para tanto, partiu-se das proposições da formação continuada dentro da abordagem colaborativa, organizando-se elementos norteadores para planejamento de processos formativos na escola. A proposta aqui apresentada se baseia no resgate da formação continuada promovida pelo PNAIC, porém em diálogo com as necessidades e proposta pedagógica da escola. Para sua validação, este checklist foi avaliado por um grupo de professores pesquisadores na área da educação, com produções e atuação em formação continuada, alfabetização e educação matemática. Conclui-se que este produto educacional pode colaborar para o ensino de matemática, uma vez que orienta para a organização de projetos formativos, bem como possui flexibilidade para ser adaptado para outras áreas do saber.

Biografia do Autor

Jaqueline de Morais Costa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Ponta Grossa.

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005), Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017). Possui experiência como docente no Ensino Superior e na Educação Básica. Atualmente, trabalha como docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e como pedagoga pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná. As áreas de pesquisa são, principalmente: formação de professores (em âmbito geral e focado para o ensino de matemática) e gestão escolar.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Ponta Grossa.

Possui Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é professora titular do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Fez parte do corpo editorial da RBECT (Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia) da UTFPR de 2008-2024, bem como da comissão organizadora do evento SINECT. Tem contribuído com pareceres de artigo para as revistas Vidya, Ciência Cognição, Alexandria, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e Investigações em Ensino de Ciências, bem como para eventos como ENPEC e ENEM.

Downloads

Publicado

2025-10-27

Como Citar

Costa, J. de M., & Pinheiro, N. A. M. (2025). DESENVOLVIMENTO DE CHECKLIST PARA PROCESSOS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(3), 5777–5787. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2474

Edição

Seção

Artigos