DESENVOLVIMENTO DE CHECKLIST PARA PROCESSOS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2474Palavras-chave:
Produto educacional., Educação matemática., Formação continuadaResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma produção acadêmica que se configurou como um Checklist, produto derivado da tese “Formação continuada para professores alfabetizadores: um estudo de caso sobre as contribuições do PNAIC no município de Ponta Grossa”, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Para tanto, partiu-se das proposições da formação continuada dentro da abordagem colaborativa, organizando-se elementos norteadores para planejamento de processos formativos na escola. A proposta aqui apresentada se baseia no resgate da formação continuada promovida pelo PNAIC, porém em diálogo com as necessidades e proposta pedagógica da escola. Para sua validação, este checklist foi avaliado por um grupo de professores pesquisadores na área da educação, com produções e atuação em formação continuada, alfabetização e educação matemática. Conclui-se que este produto educacional pode colaborar para o ensino de matemática, uma vez que orienta para a organização de projetos formativos, bem como possui flexibilidade para ser adaptado para outras áreas do saber.