PLIC - UMA PLATAFORMA EDUCACIONAL DIGITAL PARA INOVAÇÃO DO ENSINO E PESQUISA LABORATORIAL
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e3.a2024.pp4299-4309Palavras-chave:
tecnologia educacional, técnicas de laboratório clínico, gestão de ciência, tecnologia e inovação em saúdeResumo
Resumo: acompanhando os avanços tecnológicos no cenário educacional, as plataformas digitais de ensino têm sido importantes aliadas como ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. Este relato de experiência objetiva expor o desenvolvimento, bem como os benefícios e potencialidades, de uma plataforma educacional digital criada pelo Laboratório de Imunologia Clínica da Universidade Estadual de Maringá (LIC/UEM), denominada PLIC: Plataforma do Laboratório de Imunologia Clínica. Na PLIC foram disponibilizados 26 tutoriais elaborados pelos próprios membros do LIC/UEM referentes ao uso de equipamentos, preparação de materiais e reagentes, e manipulação de culturas celulares e microrganismos. Estes tutoriais têm sido acessados diretamente na plataforma e também através de QR codes posicionados estrategicamente em todo o laboratório. Desde outubro de 2022, os vídeos instrucionais já foram acessados 688 vezes. Na PLIC foi criado ainda um espaço para cursos de treinamento com os pesquisadores para discutir os fundamentos técnicos-científicos dos tutoriais gravados. Ademais, a PLIC foi disseminada à comunidade interna e externa da universidade através de seminário, minicurso e implementação em um laboratório parceiro da Universidade Federal da Grande Dourados, devido a experiência positiva dos membros do LIC/UEM com a plataforma. A implementação da PLIC potencializou a autonomia, engajamento e padronização de tarefas dos membros do LIC/UEM. A ferramenta tem propiciado uma maior qualificação e independência dos pesquisadores através do desenvolvimento das boas práticas laboratoriais, além de melhorias nas técnicas de biossegurança. Esse modelo de plataforma digital desenvolvido tem potencial de aplicação em diversas áreas de ensino e pesquisa.