PERCURSO METODOLÓGICO PARA A SELEÇÃO DE ESPECIALISTAS NA CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE DIRETRIZES DE ENFERMAGEM DE CATETER EPICUTÂNEO GUIADO EM NEONATOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2429

Palavras-chave:

Enfermeiros especialistas;, Pesquisa em administração de enfermagem, Estudo metodológico

Resumo

Introdução: Diretrizes são recomendações que visam orientar os profissionais de saúde para a tomada de decisões no tratamento de agravos à saúde. Esta construção é baseada em evidências científicas robustas e, posteriormente, sustentada pelo consenso de especialistas na área de conhecimento. Este artigo objetivou descrever o processo de seleção de especialistas para construção de diretrizes de enfermagem de cateter epicutâneo guiado em neonatos. Trata-se de um estudo metodológico executado em três fases: Revisão de Escopo; sistematização das evidências e elaboração e validação de diretriz, onde desenvolveu-se o processo de seleção da amostra- especialistas. Resultados:  A seleção ocorreu pela busca de currículos Lattes, identificando 152 especialistas. Utilizou-se o sistema de pontuação de Fehring, resultando em 71. Através da técnica de “snowball”, ampliou-se a amostra para 113. A amostra final foi constituída por 23 especialistas na primeira rodada e 15 na segunda. Utilizou-se a técnica Delphi para avaliar e validar as respostas dos especialistas. A coleta de dados ocorreu entre julho e outubro de 2023. Os especialistas foram 80% mulheres, com 18  anos de formação; 83% implantavam o cateter epicutâneo, sendo 35% guiados por ultrassonografia. Conclusões: O processo de seleção de especialistas foi factível, e desafiador. Esta Diretriz visa contribuir significativamente para a prática clínica da enfermagem ao propor um protocolo sistematizado e baseado em evidências, reduzindo a variabilidade e promovendo maior segurança e eficiência. Espera-se que seja validada com o público-alvo para garantir sua aplicabilidade, e que futuras pesquisas possam utilizar este modelo para o desenvolvimento de estudos relacionados.

 

Biografia do Autor

Andréa Maria Alves Vilar, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Enfermeira. Doutora em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF).  Intensivista Neonatal. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cidadania e Gerência na Enfermagem (NEGICEN). Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Brasil. 

Zenith Rosa Silvino, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Enfermeira. Pós-Doutora em Enfermagem. Professora Titular. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cidadania em Gerência na Enfermagem (NECIGEN).

Cláudio José de Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Enfermeiro. Pós Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde. Professor Adjunto  EEAAC/UFF. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Cidadania e Gerência na Enfermagem EEAAC/UFF.

Juliana Rezende Montenegro Medeiros de Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela UFRJ. Professora Adjunta EEAN/UFRJ.

Pedro Ruiz Barbosa Nassar, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Enfermeiro. Doutor em ciências pela EEAP/UNIRIO. Professor Adjunto da EEEAC/UFF.

Aline Silva da Fonte Santa Rosa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Downloads

Publicado

2025-10-15

Como Citar

Vilar, A. M. A., Silvino, Z. R., Souza, C. J. de, Moraes, J. R. M. M. de, Nassar, P. R. B., & Oliveira, A. S. da F. S. R. de. (2025). PERCURSO METODOLÓGICO PARA A SELEÇÃO DE ESPECIALISTAS NA CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE DIRETRIZES DE ENFERMAGEM DE CATETER EPICUTÂNEO GUIADO EM NEONATOS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(3), 5531–5540. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2429

Edição

Seção

Artigos