ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A ADESÃO DE HIPERTENSOS À CONSULTA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA

Autores

  • Adriana da Silva Unileão
  • Eliane Alves dos Santos Unileão
  • João Edilton Alves Feitoza Unileão
  • Maria Lucineide de Souza Melo Unileão
  • Rodolfo dos Santos Alves de Oliveira Unileão
  • Sílvio Soares Caldas Unileão
  • Wilva Soraysa Bezerra de Melo Brito Unileão
  • Ana Paula Ribeiro de Castro Unileão
  • Katia Monaisa Figueiredo Medeiros Unileão

DOI:

https://doi.org/10.16891/659

Resumo

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é considerada uma das doenças mais prevalentes no Brasil e no mundo, sendo apontada como um dos principais fatores de risco e um dos mais importantes problemas de saúde pública. Objetivou-se sensibilizar os pacientes através das intervenções propostas, a adesão à consulta de enfermagem e ao tratamento adequado para hipertensão, a fim de que os mesmos obtenham conhecimentos e orientações suficientes para terem uma qualidade de vida. Trata-se de uma pesquisa ação, onde foram realizadas quatro intervenções de educação em saúde, trazendo assuntos pertinentes ao controle da hipertensão arterial, tratamento medicamentoso e mudança de estilo de vida. No momento das intervenções, foi identificada a falha de conhecimento, a não adesão à consulta de Enfermagem e ao tratamento. Espera-se que por meio das intervenções propostas, seja instigado o interesse dos indivíduos, para que possam adquirir conhecimento e seja melhorada a adesão dos mesmos aos cuidados de Enfermagem na Atenção Básica.

 

Palavras-chave: Hipertensão; Atenção básica; Consulta de Enfermagem; Educação para a saúde.

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Publicado

2019-07-23

Como Citar

da Silva, A., dos Santos, E. A., Alves Feitoza, J. E., de Souza Melo, M. L., de Oliveira, R. dos S. A., Caldas, S. S., de Melo Brito, W. S. B., de Castro, A. P. R., & Medeiros, K. M. F. (2019). ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A ADESÃO DE HIPERTENSOS À CONSULTA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 7(1), 203–209. https://doi.org/10.16891/659

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