EPIDEMIOLOGICAL AND SOCIOSPATIAL ANALYSIS OF CASES OF ORAL SQUAMOUS CELL CARCINOMA AT THE STOMATOLOGY CLINIC OF THE UFVJM: retrospective study

Authors

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e4.a2026.id2828

Keywords:

Carcinoma de Células Escamosas de Cabeça e Pescoço, Epidemiologia, Análise espacial

Abstract

O presente estudo objetivou delinear o perfil epidemiológico dos pacientes diagnosticados com Carcinoma de Células Escamosas Oral (CCEO), em uma clínica referência localizada na região do Vale do Jequitinhonha/MG, entre os anos de 1994 a 2022. Trata-se de um estudo observacional retrospectivo realizado através da análise de prontuários e contato com os pacientes, familiares e Secretarias Municipais de Saúde dos municípios de origem dos pacientes. Foram selecionados 161 pacientes, sendo 55,9% provenientes de zona rural, 82% homens com baixo nível de escolaridade, acima dos 60 anos, e a língua foi a região mais afetada pelo CCEO. Os municípios de Diamantina, Gouveia e Serro foram os que mais encaminharam pacientes para diagnóstico histopatológico. A presente análise epidemiológica é o primeiro estudo realizado sobre CCEO na população do Vale do Jequitinhonha e permite compreender a dinâmica dessa condição para orientar estratégias eficazes de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, adaptados à realidade específica dessa população.

Author Biographies

Larissa Doalla de Almeida e Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK (2017), mestrado em ODONTOLOGIA pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK (2019) e doutorado em ODONTOLOGIA pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK (2024). Atualmente é cirurgiã-dentista da Atenção Primária da Prefeitura Municipal de Diamantina, MG. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Odontológica, atuando principalmente nos seguintes temas: patologia oral, estomatologia, câncer bucal e ozônio terapia.

Dhelfeson Willya Douglas de Oliveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor adjunto na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina/MG. Ministra aula na graduação (periodontia) e pós-graduação em Odontologia (bioestatística). Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2010). Mestrado em Odontologia, área de concentração Clínica Odontológica pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2013). Doutorado em Odontologia, área de concentração em Periodontia, pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Membro editorial da revista BMC Oral Health. Tem experiência na área de Clínica Odontológica, Periodontia, Qualidade de vida relacionada à saúde bucal e Bioestatística.

Timilly Mayra Martins da Cruz, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Mestre e Doutora em Clínica Odontológica pelo Programa de Pós-Graduação da UFVJM. Linha de pesquisa: Lesões inflamatórias, císticas e neoplásticas da cavidade bucal. Especialista em Políticas, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde Bucal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Pós graduação Lato sensu em Estudos em Periodontia e em Saúde Coletiva, pela UniBF. Foi professora voluntária de Estágio Supervisionado IV, na disciplina de Saúde Coletiva e de Clínica Integrada II, na disciplina de Endodontia e Periodontia no curso de graduação em Odontologia da UFVJM e também é Professora colaboradora da Liga de Periodontia (LAP) e da Liga de Estomatologia (LAES) da UFVJM. Desenvolve atualmente estudos relacionados à qualidade de vida de pacientes periodontais.

Manuel Dimitri de Almeida Gomes, Universidade de São Paulo

Graduado em Ciências Humanas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM, 2013) e atualmente curso Bacharelado em Geografia na Universidade de São Paulo (USP). Minha formação integra os campos da Biogeografia, com foco na relação entre a distribuição dos seres vivos e os aspectos físico-geográficos em ambientes de Cerrado e Campo Rupestre, e da Arqueologia, analisando a interação entre sociedades humanas e o meio ambiente ao longo do tempo. Com uma abordagem interdisciplinar, busco compreender os processos naturais e culturais que moldam o espaço geográfico, contribuindo para estudos que conectam conservação ambiental e práticas culturais em diferentes paisagens.

Ana Terezinha Marques Mesquita, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (1992), mestrado em Estomatologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2001) e doutorado em Estomatopatologia pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é professora associada de Estomatologia e Patologia Oral da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Estomatologia.

Cássio Roberto Rocha dos Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (1985), Especialização e Mestrado em Odontologia (Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992) e Doutorado em Patologia Bucal pela Faculdade de Odontologia de Bauru (1999). Atualmente é Professor Titular da Disciplina de Cirurgia Bucal da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Cirurgia Bucomaxilofacial, Implantodontia, Estomatologia e Patologia Bucal.

Published

2026-01-24

How to Cite

Silva, L. D. de A. e, Oliveira, D. W. D. de, Cruz, T. M. M. da, Gomes, M. D. de A., Mesquita, A. T. M., & Santos, C. R. R. dos. (2026). EPIDEMIOLOGICAL AND SOCIOSPATIAL ANALYSIS OF CASES OF ORAL SQUAMOUS CELL CARCINOMA AT THE STOMATOLOGY CLINIC OF THE UFVJM: retrospective study. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(4), 6262–6277. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e4.a2026.id2828

Issue

Section

Artigos