A ALTERNÂNCIA COMO METODOLOGIA DE ENSINO INOVADORA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESULTADOS PRELIMINARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4086-4096

Palavras-chave:

Metodologia de ensino; Alternância; Licenciatura em Educação do Campo.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar os resultados preliminares e exploratórios da pesquisa de Doutorado em andamento no Programa da Rede Nordeste em Ensino, no Polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró. Com relação aos aspectos teórico-metodológicos para a escrita do artigo, nos amparamos no arcabouço que vem sendo produzido no âmbito das disciplinas Metodologia da Pesquisa em Ensino e Formação Científica e Tecnológica, Cidadania e Inovação curricular, particularmente nos aspectos relacionados à abordagem e às técnicas qualitativas de pesquisa. Buscaremos compreender, sob o arcabouço teórico-conceitual e documental da Tese em andamento, se a metodologia da alternância apresenta uma perspectiva inovadora no ensino junto à Licenciatura em Educação do Campo ofertada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), lócus empírico da pesquisa. Identificamos na análise prévia, que do ponto de vista da sua gênese, a metodologia da alternância recebeu críticas e notadamente sofreu alterações sob diferentes perspectivas, tanto nas concepções quanto nos aspectos históricos, políticos quanto curricular, mas ainda se constitui como proposta inovadora na perspectiva da práxis formativa, visto que considera os aspectos teórico-conceituais, vivenciais, práticos e as experiências que os Licenciandos acumulam nos diferentes tempos-espaços de sua formação.

Biografia do Autor

Valdelúcio Pereira Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992) e
graduação em Direito pela Faculdade Câmara Cascudo (2010). É mestre em Administração pela
Universidade Potiguar/RN (2010). Atualmente é contador do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Administração, com
ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Pública,
planejamento institucional e Direito Administrativo. Doutorando no Programa da Rede Nordeste
de Ensino - RENOEN - Polo IFRN/MO.

Márcio Adriano de Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN

Graduado em Pedagogia pela UFRN (2000). Especialista em Processos Educacionais pela UFRN (2003). Mestre (2006) e Doutor (2010) em Educação (Política e Gestão), pela UFRN. Cursou estágio Pós-Doutoral em Sociologia da Educação, pela Universidade do Minho/Portugal (2013-2014); e Pós-Doutorado em Educação e Estudos Sociorreligiosos pela Universidad Nacional Costa Rica (UNA). É Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Professor do Quadro Docente Permanente do Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino/RENOEN - Polo Mossoró do IFRN e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - IFRN/Campus Mossoró. Experiência profissional, acadêmica e interesse pelas áreas e temas: Análise, Monitoramento e Avaliação de políticas públicas, Educação profissional, Formação e trabalho docente, Políticas e Diretrizes Curriculares, Educação do Campo e Povos Tradicionais. Membro de Associações acadêmico-científicas brasileiras, como a ANPED, a SBPC e a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, e de associações internacionais, como a Rede Latino-Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais - REDYALA. Líder do Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional - OppEP-IFRN-CNPq: https://oppep.ifrn.edu.br/. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1964-786X 

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Publicado

2024-07-27

Como Citar

Ribeiro, V. P., & Azevedo, M. A. de A. (2024). A ALTERNÂNCIA COMO METODOLOGIA DE ENSINO INOVADORA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESULTADOS PRELIMINARES. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(2), 4086–4096. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4086-4096