ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ENFERMAGEM: VIVÊNCIAS À LUZ DO ARCO DE MAGUEREZ
EXPERIENCES IN THE LIGHT OF THE MAGUEREZ ARCH
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2337Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Educação em saúde; Tecnologias educativas; Metodologias ativas., Ensino superior, Aprendizagem baseada em problemasResumo
As metodologias de aprendizagem vêm sendo repensadas para integrar teoria e prática, serviço e ensino, na formação dos profissionais da saúde. A formação de enfermeiros tem buscado contemplar mudanças paradigmáticas ao determinarem, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, que centros formadores estimulem a articulação entre ensino, pesquisa e assistência, solicitando inovação e excelência no projeto político-pedagógico. Destarte, objetivou-se descrever estratégias de fortalecimento da aprendizagem do ensino na saúde no curso de graduação em enfermagem, utilizando o arco de Maguerez, aprendizagem baseada em problemas. Trata-se de uma pesquisa-intervenção realizada com 12 discentes de uma universidade da região norte do Ceará, Brasil. São resultados do estudo o produto da aplicação das cinco etapas do arco. Foi observada a rotina do grupo, foram levantados os problemas do grupo; os participantes consultaram a literatura para encontrar respostas para as questões; foram elaboradas possíveis soluções para os problemas apontados; e a partir das soluções propostas, os participantes realizaram uma atividade de extensão junto à comunidade. O Arco de Maguerez mostrou-se como uma excelente estratégia para o desenvolvimento de uma aprendizagem crítica, reflexiva e criativa ao construir o conhecimento de forma coletiva.