A PESQUISA STRICTU SENSU NA ÁREA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PANORAMA DAS DISSERTAÇÕES DO PROFEPT NA REGIÃO NORDESTE NO ANO DE 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4144-4153

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT, Produto Educacional

Resumo

Considerando a importância e abrangência do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT para a área da EPT no Brasil, esta pesquisa tem como objetivo apresentar um panorama geral das dissertações concluídas no âmbito do ProfEPT no ano de 2022 nos estados da região nordeste do Brasil. Para esse fim foi realizada uma pesquisa do tipo Revisão de Literatura com abordagem Qualitativa/Quantitativa e tendo como fonte dos dados a própria plataforma oficial do programa. Buscou-se responder as seguintes perguntas: 1) Quais os temas mais discutidos?; 2) Qual o maior público-alvo?; 3) Quais produtos educacionais foram elaborados?. Os resultados encontrados evidenciaram que a maior parte das pesquisas do referido programa investigou a temática da prática docente e considerando a perspectiva do professor. Já os produtos educacionais elaborados em maior número foram: manual, guia e proposta de ensino. Essas e outras características traçaram um panorama detalhado e atual a respeito das pesquisas a nível strictu-sensu na área de EPT e podem servir de base para pesquisas futuras no âmbito do ProfEPT ou de outros programas interessados nas temáticas envolvendo a EPT.

Biografia do Autor

Paula Trajano de Araújo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestra em Ensino e Formação docente pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará. Doutoranda em Ensino na Rede Nordeste de Ensino, polo IFCE. Docente efetiva da rede estadual de ensino do Ceará - SEDUC/CE. 

Ana Karine Portela Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora e Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará. Docente do programa de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Polo IFCE.

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Docente do programa de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Polo IFCE.

Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará. Docente do programa de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Polo IFCE.

Downloads

Publicado

2024-07-27

Como Citar

Trajano de Araújo, P., Portela Vasconcelos, A. K., Almeida da Silva, S., & Silveira Jucá, S. C. (2024). A PESQUISA STRICTU SENSU NA ÁREA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PANORAMA DAS DISSERTAÇÕES DO PROFEPT NA REGIÃO NORDESTE NO ANO DE 2022. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(2), 4144–4153. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4144-4153