FORTALECENDO AS COMPETÊNCIAS DO ESTUDANTE DA EAD: UMA POSSIBILIDADE DA REDUÇÃO DE EVASÃO EM UM CURSO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4122-4134

Palavras-chave:

Habilidades, Educação a distância, Permanência, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumo

A Educação a Distância (EaD) apresenta diversas possibilidades para promover o aprendizado, com professores e estudantes em tempos e lugares diversos. Neste contexto, é observado estudantes que utilizam o celular com desenvoltura, no entanto, não possuem a mesma habilidade com um editor de texto. Assim, é necessária a discursão sobre as habilidades e competências necessárias ao discente da EaD para alcançar o sucesso na condução de um curso na modalidade a distância trazendo a visão dos estudantes do curso técnico subsequente em Manutenção e Suporte em Informática, a distância, do Instituto Federal de Pernambuco sobre habilidades e competências, se os estudantes consideravam que as possuíam e quais precisavam ser fortalecidas e aprimoradas. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória com aplicação de questionários, entrevistas e levantamento bibliográfico, utilizando uma abordagem quali-quantativa, após a realização de um minicurso sobre as competências necessárias que o estudante da EaD necessita ter. Foi interessante observar, que nos resultados preliminares, eles já conheciam e entendiam a importância das competências, e que após o período de aprendizagem, eles compreenderam a importância para que fosse possível o êxito no curso. Ficando assim claro que o desenvolvimento e aprimoramento das competências traz possibilidades de sucesso no processo de ensino aprendizagem.

Biografia do Autor

Fabiola Nascimento dos Santos Paes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Recife

Graduada em Licenciatura em Matemática, professora do IFPE – Campus EaD, e mestra
em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT.

Luis Gomes de Moura Neto, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Sousa

Tecnólogo em Alimentos, Doutor em Biotecnologia, professor do IFPB – Campus
Sousa e do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica –
ProfEPT

Denise Josino Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Iguatu

Engenheira de Alimentos e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos, é professora
atualmente do IFCE – Campus Iguatu, atuando na linha de educação alimentar.

Emmanuella Silva da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Recife

Pedagoga e especialista em psicopedagogia, trabalha como Técnica em Assuntos
Educacionais no IFPE – Campus EaD

Wanderley de Sousa Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus João Pessoa

Graduado em Licenciatura em Matemática e mestrando em Educação Profissional e
Tecnologia – ProfEPT no IFPB – Campus João Pessoa, atua profissional como
assistente administrativo na Escola Municipal Creche Associação de Mulheres
Construtoras – PB.

Dalany Menezes Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Sousa

Tecnóloga em Alimentos, e Doutora em Ciência de Alimentos, sendo professora
atualmente do IFPB – Campus Sousa.

Downloads

Publicado

2024-07-27

Como Citar

Paes, F. N. dos S., Moura Neto, L. G. de, Soares, D. J., Costa, E. S. da, Silva, W. de S., & Oliveira, D. M. (2024). FORTALECENDO AS COMPETÊNCIAS DO ESTUDANTE DA EAD: UMA POSSIBILIDADE DA REDUÇÃO DE EVASÃO EM UM CURSO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(2), 4122–4134. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4122-4134