“ENTRE TRINCAS E TRANÇADOS”

SUBALTERNIDADE DE GÊNERO E INTERSECCIONALIDADE NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4135-4143

Palavras-chave:

Feminismo negro, Mulheres trabalhadoras, Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Resumo

Fruto de uma investigação de Mestrado na Área de Ensino, esta pesquisa perquiriu a luta pela representatividade das mulheres potiguares na política e em outros espaços de poder, como pioneiras do protagonismo feminino no Brasil. Por meio de uma incursão subsidiada por registros documentais que tangenciam tendências e dissidências sobre a (des)igualdade de gênero no Rio Grande do Norte (RN), centrou-se na interseccionalidade nas esferas de poder na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em especial, no âmbito do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). As reflexões sobre a composição do quadro de servidores e servidoras da instituição, especialmente sobre os marcadores de gênero e raça neste contexto, levaram-nos a concluir que a baixa representatividade política de mulheres, notadamente negras, nos espaços de poder do IFRN denota uma espécie de (sub)protagonismo feminino na instituição, ressoando ecos de subjugações do passado, reverberado nas formas de subalternidade de gênero ainda persistente no presente instante da vida cotidiana.

Biografia do Autor

Clarissa Felipe de Oliveira, Instituto Federal da Paraíba

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Servidora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

José Washington de Morais Medeiros, Instituto Federal da Paraíba

Doutor em Educação. Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, do Instituto Federal da Paraíba (ProfEPT/IFPB). Membro do Grupo de Pesquisa “Tecnologias colaborativas no ensino e redes aprendentes na educação profissional”, a partir do qual lidera o Grupo de Estudos em Gênero (LogunGen). Desenvolve pesquisas sobre inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

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Publicado

2024-07-27

Como Citar

Felipe de Oliveira, C., & de Morais Medeiros, J. W. (2024). “ENTRE TRINCAS E TRANÇADOS”: SUBALTERNIDADE DE GÊNERO E INTERSECCIONALIDADE NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN). Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(2), 4135–4143. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4135-4143