QUEM PODE CRIAR? A PROPRIEDADE INTELECTUAL (PI) NOS PLANOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS TÉCNICOS (PPC) DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4107-4114

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Plano Pedagógico de Curso, Propriedade Intelectual.

Resumo

O presente trabalho propõe analisar os PPC’s dos cursos técnicos do IFRN com o escopo de identificar e analisar as menções, inclusões e citações a PI, correlacionando-as com a realidade social e do trabalho. Mediante uma pesquisa exploratória, descritiva, não experimental, bibliográfica e análise calcada na perspectiva do materialismo histórico-dialético, buscou-se responder à questão: o conhecimento acerca da propriedade intelectual (PI) de que forma se apresenta nos planos pedagógicos dos cursos técnicos (integrados e subsequentes) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN? Destarte, enveredou-se por temas como empreendedorismo, ensino de PI na educação profissional e tecnológica – EPT, trabalho manual e intelectual, precarização das relações de trabalho e alienação. Conclui-se que a propriedade intelectual é bastante mitigada na grade curricular e direcionada a alguns cursos técnicos, na sua maioria de gestão e negócios.

Biografia do Autor

Moacir Ribeiro da Silva, IFRN

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (IFRN - CAMPUS MOSSORÓ). Graduando em Direito pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Possui graduação em Ciências Contábeis e pós-graduação em Gestão Empresarial e Propriedade Intelectual. Cordelista e pesquisador.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente no seguinte tema: normas internacionais, contabilidade tributária, gerencial e societária. Atua também na área de propriedade intelectual, tais como: direito marcário e autoral.

Tassio Lessa do Nascimento, IFRN

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2005), graduação em Química/Bacharelado - Habilitação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (2012), especialização no Ensino de Química, mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará (2010) e doutorado em biotecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - campus Apodi eDocente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Downloads

Publicado

2024-08-24

Como Citar

Ribeiro da Silva, M., & Lessa do Nascimento, T. (2024). QUEM PODE CRIAR? A PROPRIEDADE INTELECTUAL (PI) NOS PLANOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS TÉCNICOS (PPC) DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(2), 4107–4114. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4107-4114