EXTENSÃO EM MOVIMENTO: A PESQUISA COM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA E JOVENS SECUNDARISTAS NO CHÃO DA ESCOLA PÚBLICA
STUDENT NARRATIVES ABOUT RESEARCH WITH YOUNG PEOPLE ON THE GROUND OF PUBLIC SCHOOLS
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2155Palavras-chave:
Escola, Psicologia Escolar e Educacional, Pesquisa-IntervençãoResumo
Este trabalho tem como objetivo discutir a formação de estudantes de Psicologia, na área da Psicologia escolar/educacional, a partir de um curso de extensão sobre o discurso de ódio com estudantes secundaristas do ensino médio profissionalizante em um instituto federal no nordeste brasileiro. O curso de extensão ocorreu no segundo semestre de 2023 e o local selecionado para a extensão foi um campus do instituto federal no qual os participantes foram os estudantes do ensino integrado com faixa etária entre 16 a 19 anos. Seis estudantes extensionistas constituíram a equipe discente responsável pela elaboração e execução das atividades do curso, fruto do percurso metodológico da Pesquisa-Intervenção (PI) proveniente da tese de doutorado da docente coordenadora do curso de extensão. Como resultado da atividade foi possível contribuir para o debate sobre a formação do psicólogo escolar/educacional por meio do chão da escola pública, evidenciando que as vivências evocadas na PI são imprescindíveis à construção da extensão na formação acadêmica.