EXTENSÃO EM MOVIMENTO: A PESQUISA COM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA E JOVENS SECUNDARISTAS NO CHÃO DA ESCOLA PÚBLICA

STUDENT NARRATIVES ABOUT RESEARCH WITH YOUNG PEOPLE ON THE GROUND OF PUBLIC SCHOOLS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2155

Palavras-chave:

Escola, Psicologia Escolar e Educacional, Pesquisa-Intervenção

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a formação de estudantes de Psicologia, na área da Psicologia escolar/educacional, a partir de um curso de extensão sobre o discurso de ódio com estudantes secundaristas do ensino médio profissionalizante em um instituto federal no nordeste brasileiro. O curso de extensão ocorreu no segundo semestre de 2023 e o local selecionado para a extensão foi um campus do instituto federal no qual os participantes foram os estudantes do ensino integrado com faixa etária entre 16 a 19 anos. Seis estudantes extensionistas constituíram a equipe discente responsável pela elaboração e execução das atividades do curso, fruto do percurso metodológico da Pesquisa-Intervenção (PI) proveniente da tese de doutorado da docente coordenadora do curso de extensão.  Como resultado da atividade foi possível contribuir para o debate sobre a formação do psicólogo escolar/educacional por meio do chão da escola pública, evidenciando que as vivências evocadas na PI são imprescindíveis à construção da extensão na formação acadêmica. 

Biografia do Autor

Rochelly Rodrigues Holanda, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE

Docente do Curso de Psicologia Centro Universitário Inta - Uninta, Campus Itapipoca, CE (2022-atual). Coordenadora do Travessias: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Subjetividades, Sociedades e Educação (2023-atual). Doutoranda (Bolsista FUNCAP- CE) e Mestre em Psicologia (Bolsista FUNCAP- CE) pelo Programa de Pós- Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Pós-Graduanda Lato Sensu em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação à Distância (IPEMIG). Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral (Bolsa PIBIC/CNPq - 2016-2017).  

Ariene Sousa Candido Matias, Centro Universitário INTA - Uninta, Campus Itapipoca

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Inta, Uninta - Campus Itapipoca (2019 - atual). Pós- graduanda em Gênero e sexualidade em contextos clínicos e educativos. Graduada em Licenciatura de Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2014-2018). Especialização em Metodologias do ensino de Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2018). 

Erick Matheus Sales Pinto, Centro Universitário INTA - Uninta, Campus Itapipoca

Graduação em Administração (UNIDERP-2018) Especialista em Gestão de Pessoas (FATENE-2022); Acadêmico do Bacharelado em Psicologia (UNINTA/Itapipoca). Atualmente atuo como Professor do Ensino Profissional pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará lotado na EEM Raimundo Nonato Ribeiro, em Trairi/CE.

Abner Oliveira Lopes da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Tadeu Lucas de Lavor Filho, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI/UECE)

Psicólogo (CRP 11/16.666). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO - Bolsista Integral do PROUNI. Especialização em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação a Distância (Instituto Pedagógico de Minas Gerais - IPEMIG). Especialização Latu Sensu em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Mestre e Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC na Linha de Pesquisa Subjetividade e Crítica do Contemporâneo. Experiência em Atividades de Ensino, Extensão e Pesquisa. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE) na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI/UECE).

Downloads

Publicado

2025-07-18

Como Citar

Holanda, R. R., Matias, A. S. C., Pinto, E. M. S., Silva, A. O. L. da, & Lavor Filho, T. L. de. (2025). EXTENSÃO EM MOVIMENTO: A PESQUISA COM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA E JOVENS SECUNDARISTAS NO CHÃO DA ESCOLA PÚBLICA: STUDENT NARRATIVES ABOUT RESEARCH WITH YOUNG PEOPLE ON THE GROUND OF PUBLIC SCHOOLS . Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(2), 5461–5471. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e2.a2025.id2155

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)