FORMAÇÃO DOCENTE: PLANEJAMENTO E VALIDAÇÃO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL NO MESTRADO PROFISSIONAL

PLANNING AND VALIDATION OF AN EDUCATIONAL PRODUCT IN THE PROFESSIONAL MASTERS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4115-4126

Palavras-chave:

critérios de avaliação, formação continuada, Educação a Distância

Resumo

Uma das características que difere o Mestrado Profissional do Mestrado Acadêmico é a exigência de uma produção técnica (produto educacional). Esta produção é regulamentada pela CAPES com base em cinco critérios de avaliação. Portanto, o processo de desenvolvimento de um Produto Educacional (PE) envolve questões teórico-metodológicas, vinculadas ao objeto de estudo da pesquisa bem como aos procedimentos que envolvem a avaliação e validação deste produto. Este estudo é uma pesquisa do tipo exploratória dividida em três fases: 1) bibliográfica; 2) documental; e 3) coleta de dados. Na fase bibliográfica nos respaldamos em: Valente (2013) com a noção de interação na Educação a Distância (EaD); Aubert et. al. (2010) como aporte teórico da abordagem dialógica; e em Freitas (2021) para a construçãodo PE. Na fase documental, através da análise do Projeto Pedagógico de Curso de quatro licenciaturas em Letras, identificamos a ausência de formação inicial para EaD. Na coleta, verificamos a ausência de atividades com interações orais no Ambiente Virtual de Aprendizagem nos componentes curriculares de línguas do Curso Técnico em Guia de Turismo. Destarte, propomos o desenvolvimento do PE: Práticas de oralidade no ensino de línguas a distância, um curso de formação docente continuada cujo objetivo é proporcionar o desenvolvimento de práticas pedagógicas colaborativas, indispensáveis às práticas sociais ligadas ao aprendizado de línguas e ao Ensino Profissional e Tecnológico a distância. A proposta apresenta estruturação para planejamento do PE, dividida em seis fases, associadas à exemplos práticos e aos critérios estabelecidos pela CAPES, necessários para a validação do PE.

Biografia do Autor

Jamylle Ouverney, IFPB Cabedelo

Graduada em Letras - Inglês (UFPB, 2003), mestre em Lingüística (UFPB, 2009),
doutora Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC, 2014) e pós-doutora em
Colaboração e Comunidades Profissionais de Aprendizagem Sustentáveis (TAMK,
Finlândia, 2023). Leciona inglês e práticas educacionais no IFPB, atuando com ensino
médio integrado e licenciatura, e no ProfEPT. Pesquisa Educação, com ênfase em
formação docente, além de software educacional, educação no século XXI, ferramentas
digitais, metodologias ativas da aprendizagem, comunidades profissionais de
aprendizagem e gamificação. É lider do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares.

Girlene Marques Formiga, IFPB - João Pessoa

Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), com atuação na Licenciatura em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), orientando pesquisas na área de Literatura e na de Ensino. Licenciada, Mestre (área de Linguagem e Ensino) e Doutora (Cultura e Literatura) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordena o grupo de pesquisa LLEF - Leitura, Literatura, Ensino e processos formativos (CNPq/IFPB) e participa do grupo Tecnologias colaborativas no ensino e redes aprendentes na educação profissional na linha Práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica.

Jailma Freire Marinho, IFPB Cabedelo

Licenciada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, (UFPB) Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela UFPB, Professora do Instituto Federal da Paraíba. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFPB (2024). Possui experiência com Educação a Distância desde 2012. Tem interesse por pesquisas aplicadas à EaD e às metodologias ativas de aprendizagem.

Downloads

Publicado

2024-08-24

Como Citar

Ouverney, J., Marques Formiga, G., & Freire Marinho, J. (2024). FORMAÇÃO DOCENTE: PLANEJAMENTO E VALIDAÇÃO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL NO MESTRADO PROFISSIONAL: PLANNING AND VALIDATION OF AN EDUCATIONAL PRODUCT IN THE PROFESSIONAL MASTERS . Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(2), 4115–4126. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4115-4126