FORMAÇÃO DOCENTE: PLANEJAMENTO E VALIDAÇÃO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL NO MESTRADO PROFISSIONAL
PLANNING AND VALIDATION OF AN EDUCATIONAL PRODUCT IN THE PROFESSIONAL MASTERS
DOI:
https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4115-4126Palavras-chave:
critérios de avaliação, formação continuada, Educação a DistânciaResumo
Uma das características que difere o Mestrado Profissional do Mestrado Acadêmico é a exigência de uma produção técnica (produto educacional). Esta produção é regulamentada pela CAPES com base em cinco critérios de avaliação. Portanto, o processo de desenvolvimento de um Produto Educacional (PE) envolve questões teórico-metodológicas, vinculadas ao objeto de estudo da pesquisa bem como aos procedimentos que envolvem a avaliação e validação deste produto. Este estudo é uma pesquisa do tipo exploratória dividida em três fases: 1) bibliográfica; 2) documental; e 3) coleta de dados. Na fase bibliográfica nos respaldamos em: Valente (2013) com a noção de interação na Educação a Distância (EaD); Aubert et. al. (2010) como aporte teórico da abordagem dialógica; e em Freitas (2021) para a construçãodo PE. Na fase documental, através da análise do Projeto Pedagógico de Curso de quatro licenciaturas em Letras, identificamos a ausência de formação inicial para EaD. Na coleta, verificamos a ausência de atividades com interações orais no Ambiente Virtual de Aprendizagem nos componentes curriculares de línguas do Curso Técnico em Guia de Turismo. Destarte, propomos o desenvolvimento do PE: Práticas de oralidade no ensino de línguas a distância, um curso de formação docente continuada cujo objetivo é proporcionar o desenvolvimento de práticas pedagógicas colaborativas, indispensáveis às práticas sociais ligadas ao aprendizado de línguas e ao Ensino Profissional e Tecnológico a distância. A proposta apresenta estruturação para planejamento do PE, dividida em seis fases, associadas à exemplos práticos e aos critérios estabelecidos pela CAPES, necessários para a validação do PE.Downloads
Publicado
2024-08-24
Como Citar
Ouverney, J., Marques Formiga, G., & Freire Marinho, J. (2024). FORMAÇÃO DOCENTE: PLANEJAMENTO E VALIDAÇÃO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL NO MESTRADO PROFISSIONAL: PLANNING AND VALIDATION OF AN EDUCATIONAL PRODUCT IN THE PROFESSIONAL MASTERS . Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(2), 4115–4126. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4115-4126
Edição
Seção
Artigos