O MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO NA PESQUISA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4042-4056

Palavras-chave:

Método (Auto)biográfico, Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores

Resumo

O texto em tela tem como objetivo refletir sobre as contribuições teóricas e metodológicas do método (auto)biográfico para pesquisas com professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa em educação, de abordagem bibliográfica. A discussão aporta às teorias que inscrevem os pressupostos conceituais da EPT e as reflexões das histórias de vida como metodologia. O estudo coloca em evidência que as contribuições desse método estão no sentido de elucidação de vozes docentes, cujas memórias e narrativas se tornam conteúdos analíticos que podem revelar o olhar dos professores sobre as bases conceituais da EPT e os modos que concebem e mobilizam os seus saberes; como entendem o papel do ensino, da pesquisa e da extensão no decurso da formação dos sujeitos escolares; e como se dá o processo de formação e docência no âmbito da EPT. Os escritos são finalizados com a apresentação de algumas contribuições do método (auto)biográfico para as pesquisas que envolvem professores enquanto sujeitos de investigação, como a validação das potencialidades profissionais e a identificação de lacunas formativas no contexto da EPT.

Biografia do Autor

Josias Silvano de Barros, Instituto Federal da Paraíba

Professor do IFPB e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do ProfEPT/IFPB. Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da UEPB. Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (Educação) pela UFPI. Graduações em Geografia, Pedagogia e Comunicação Social - jornalismo. 

Ronielle Carneiro Claudio, Instituto Federal da Paraíba

Mestrando pelo Porgrama de Pós-Graduação em Educação profissional Tecnológica - ProfEPT/IFPB. Especialista em Educação Ambiental (FIP) e em Fundamentos em Educação (UEPB). Licenciado em geografia pela UEPB. Professor da rede estadual e municipal de ensino na Paraíba.

Downloads

Publicado

2024-07-27

Como Citar

de Barros, J. S., & Claudio, R. C. (2024). O MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO NA PESQUISA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS . Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 12(2), 4042–4056. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v12.e2.a2024.pp4042-4056